Rita Lee: a eterna Rainha do Rock
Redator: Enzo Samuel Souza
Com mais de 50 anos de carreira, Rita Lee é um dos maiores nomes da música nacional e faleceu no dia 8 de maio de 2023, aos 75 anos
Rita Lee foi uma cantora e compositora brasileira, conhecida como um dos grandes nomes do rock nacional. Fez sucesso desde do final dos anos 60, sendo a mulher que mais vendeu discos no Brasil com 55 milhões de cópias no total.
Sendo uma inspiração para várias mulheres por utilizar o rock com letras sarcásticas e assuntos considerados tabu, em um tempo onde o estilo era dominado por homens, a cantora foi fundamental por disseminar o feminismo e provar que lugar de mulher é onde ela quiser. A cantora também era fluente em diversos idiomas sendo eles o inglês, italiano, espanhol e francês.
Rita Lee
Nascida e criada na cidade de São Paulo, Rita Lee Jones de Carvalho, era filha de um paulista descendente de norte-americanos e de mãe descendente de italianos, irmã de Mary e Virgínia, que também compartilham do sobrenome Lee, escolhido pelo pai para homenagear um general. Rita, cresceu, então, em uma família de classe média na capital paulista.
Durante sua infância teve contato muito cedo com a música, fazendo aulas de piano e consumindo diversos conteúdos de bandas de várias partes do mundo, como, por exemplo, The Beatles, mas foi somente na adolescência que decidiu ingressar na carreira musical.
A carreira
Fez parte de bandas como Os mutantes e Tutti Frutti , mas foi somente no segundo grupo que Rita lançou um dos seus maiores álbuns, “fruto proibido” de 1975 onde passou a ser conhecida como ‘rainha do rock brasileiro’.
Em maio de 2021, ela foi diagnosticada com um câncer primário no pulmão esquerdo e iniciou seu tratamento através de sessões de radioterapia.
No ano de 2023, foi internada no hospital Albeirt Einstein com um caso de desnutrição, e progressivo avanço da doença. Rita Lee morreu em sua residência em São Paulo, capital no dia 8 de maio de 2023.
Conexão Aprovado
Acompanhe as atualizações através do Site do Colégio Aprovado e pelas redes sociais.