Redatora: Paola Papini
Doença volta a assolar à população brasileira e preocupa especialistas.


Desde o início desse ano de 2023, ocorreram 53 casos confirmados de febre maculosa em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, entre janeiro de 2012 e 14 junho de 2023, foram registrados
2.059 casos de febre maculosa no Brasil, e desses, 1.292 concentrados na região Sudeste.

O que é febre maculosa?

Também conhecida como febre do carrapato, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsi, transmitida pela picada de um carrapato infectado em um ser humano.
Sendo mais comum de ocorrer em zonas rurais, pode ter fortes efeitos em determinados indivíduos, e em casos mais graves, levando até mesmo ao óbito.

Seus sintomas

Os sintomas da febre maculosa começam entre 2 a 14 dias após a picada do carrapato, sendo seus principais efeitos a dor no corpo, dor de cabeça, febre alta, náuseas, vômitos e mal-estar.

Tratamento

Há sim tratamentos para a febre maculosa, porém, ela deve ser tratada com antibióticos nos primeiros dois ou três primeiros dias. Porém, o tratamento pode provocar algumas complicações, como o comprometimento do sistema nervoso central e até mesmo, em casos mais graves, levar
ao óbito.

Prevenções

A doença é transmitida pela picada do carrapato-estrela, e o mesmo, na maioria das vezes,
sobrevive em animais de grande porte, porém, também pode ocorrer do mesmo sobreviver em
animais de pequeno porte, como animais domésticos, roedores e aves.

Então, sempre ao entrar em contato com algum animal, é bom checar o corpo, procurando por sinais desse inseto, pois após a picada, para a pessoa contrair a febre maculosa, o carrapato deve ficar em contato com o ser humano por pelo menos 4 horas.

Casos no estado de São Paulo

No estado de São Paulo, até o momento, foram registrados 17 casos confirmados da doença
nesse ano e 8 óbitos.

Conexão Aprovado

Acompanhe as atualizações através do Site do Colégio Aprovado e pelas redes sociais.

Pesquisar

Categorias